sexta-feira, 7 de maio de 2010

Scrap e Afins com Pati Dias


 Olá! Estamos inaugurando mais um espaço gostoso aqui no SPM - o Scrap e Afins. Traremos sempre um texto gostoso envolvendo um pouqinho sobre nós mesmas e nosso jeito de fazer de scrap. Esperamos que gostem! 



Eu sou a Pati, de Curitiba, mãe do João Pedro (5) e da Ana Beatriz (3), psicóloga formada, mãe e scrapper em tempo integral.  Conheci o scrap  em  2005 e nunca mais parei...
Meus filhotes são minha inspiração maior! Adoro pensar que eles  vão poder carregar a infância de baixo do braço... e haja braço, rsrsr. Serão muito e muitos álbuns até lá... 

Comecei voltada exclusivamente para o registro da vidinha deles,  desenvolvimento, conquistas e todas as fofuras  que as mães conhecem bem... 

Mas aos poucos descobri a delícia que é fazer scrap pra mim mesma.  Hoje eu vou ora para um lado, ora pra outro. Falo do João, da Ana, das viagens,  faço uma agrado para o marido e também falo de mim.  Resgato minha história através do álbum de família – pais, avós, bisavós e revivo toda  delícia de uma infância feliz.   Adoro registrar coisas comuns, meus gostos,  meu dia a dia, o que eu penso, em que eu acredito... 

Uma característica marcante nos meus projetos é o uso de journaling. Uso sempre. Nem que seja para registrar algum dado sobre o local/data da foto.  Uma página sem nada escrito  me parece inacabada.   Para mim o que dá sentido ao Layout é o texto que o acompanha.  Eu particularmente faço meus registro a mão livre. Além de prático e rápido, acho que é  mais autêntico, é a minha marca.

Como mãe a gente sempre pensa em passar valores e bons ensinamentos ao filhos.  Ficamos o tempo todo atrás deles  falando, falando, falando... E pedindo a Deus que algo fique gravado em suas cabecinhas e seus corações !  Além da falação eu gosto de deixar algumas  lições registradas em páginas de scrap.  Em primeiro lugar a importância deles na  minha vida e meu amor incondicional. Aproveito para registrar meu desejo que eles estejam sempre juntos, que sejam pessoas  dignas e de bom caráter, que saibam  apreciar as coisas mais  simples da vida,  que não se percam nesse mundão  e saibam reconhecer o que realmente tem valor.  
Eu fico mais tranqüila porque o que não entrar na cabecinha deles  agora, eles poderão ler mais tarde...

Selecionei alguns Los com diferentes formas de registro. Espero que aproveitem as dicas e que passem a escrever mais e mais. 

Vamos começar com um Lo bem antigo... Deve ser de 2007.  Inspirada pela foto eu deixei essa mensagem para o João. Para fazer o journaling eu usei uma folha de caderneta e colei sobre um outro papel onde fiz a moldura. A moldura e o uso da canetinha deu um destaque ao texto.

Aqui eu faço um registro do amor a essa família maravilhosa que contruímos. Usei um journaling card da Making Memories - amo aqueles caderninhos! São tão lindos e dão um super charme aos trabalhos.

Nesse exemplo um journaling bem exagerado, rsrsrs. Usei um papel pautado tipo carta e registrei várias coisas sobre a Aninha. Fiz o Lo numa base de envelope 30x30 e o texto grandão dentro.


Num retalho do papel decorado faço o meu  texto. Deixo registrado esse momento gostoso do nosso dia. A alegria dos momentos simples do dia a dia. 
 Eu pedi ao João para desenhar o que o faz feliz e  registrei suas respotas.  Para não esquecer que a felicidade é muito simples! Nós é que complicamos a vida...

Vale registrar até mesmo as brigas... porque nem tudo são flores...  
Adoro usar papel de scrap pautado. Sempre compro. Além de facilitar muito na hora de escrever a mão livre ficam muito bem quando queremos dar destaque a uma boa história. 


O que eu desejo para o futuro da minha filhota... Uma linda e suave caminhada.... Aqui eu fiz o texto a mão direto no papel de fundo. Como  já tinha vários elementos e o texto era grande procurei que as palavras se misturassem ao layout de forma mais harmônica.

Para encerrar mais algumas dicas:
Eu mantenho um caderninho onde anoto separadamente as coisas do João, da Ana e também da nossa rotina. È material para futuros journalings. Não podemos confiar só na memória.
Sempre escrevo os textos num rascunho. Começo de forma bem livre. Registrando tudo o que me vem a mente. Depois é que organizo um texto coerente. Querer escrever de forma muito certinha desde o começo pode acabar travando  e a coisa não flui.
Depois de revisar  analiso o tamanho do texto, número de palavra, tamanho de letra,   de modo a caber exatamente no ponto em que eu quero. No começo eu tinha medo de escrever direto no LO mas agora relaxei.  Procuro estar atenta aos espaços, me concentrar e escrever devagar. Tem dado certo.
Abusem dos journaling cards e carimbos para jouranaling. São lindos, práticos e por sí só já dão o maior charme aos projetos.
Escrever é prática. Puro treino. Peguem o caderninho e caneta e comecem já!

9 comentários:

Elaine disse...

Excelente dica Pati, o journaling enriquece muito os Los, parabéns.
adorei!! beijinhos.

Laura Izola disse...

Ai Paty, que lindo texto.... adorei as dicas... escrever é realmente uma prática que deve ser sempre incentivada e pra começar basta papel e caneta.... adorei de verdade!!!
bjs!!!!

Christine Lourdes disse...

eu tambem sempre coloco texto , mas quase sempre escondidos , detesto minha letra rrrrsssssss
mas eu adorei o texto a dica as maneiras , que vc colocou aqui principalmente o caderno de anotações , rrrrssss amei vir aqui ver tudo isso . beijos linda e obrigada por tudo isso.

Marta disse...

Super esse post Pati, realmente o journaling é tudo, é através dele que a gente vai saber o que aconteceu naquele momento da foto!!! Amei tudo e os LOs!!!parabéns amiga!!!

Fabi Ormerod disse...

Ótimas dicas Pati, seus journaling são muito bonitos :0) Parabéns a todas vocês aqui por amanhã. Bjocas

Julia Cotrim disse...

Nooossa que linda matéria Pati, super bem escrita, como sempre e dicas valiosas para quem faz scrap e não sabe o que escrever na hora do journaling! Muito bacana! Sou como você, adoro escrever tudo a mão e sempre tenho que escrever alguma coisa.
Beijos e parabéns pelo texto!

Keka Luppe disse...

Paty, que dica legal! Eu nunca fui muito fã de journaling.. mas estou aprendendo a fazer. Obrigada por compartilhar conosco. Adorei seus LO´s. Bjos.

{ Scrappiness } disse...

Muitas vezes não sei como colocar o journaling, as dicas foram muito bem-vindas!!! Beijos, e obrigada!!

Dri Noleto disse...

Pati, seu texto ficou 10!!
Essas dicas de anotar coisinhas pra não esquecer são maravilhosas!!
Parabéns!!
Beijos